terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Voltei!

Boas ...
Estive ausente durante um tempo do blog, mas estou de volta para dar mais notícias.

Tive um problema com o aquário na semana passada, o que fez com que o tivesse de vazar todo e colocar um reforço de silicone na parte inferior. Estava a deixar passar água. Mais uma vez um agradecimento especial ao Luis Alves que me ajudou nesta tarefa.


Pois bem, depois de tudo montado novamente, aqui deixo algumas fotos de como está agora, para poderem apreciar e deixar os vossos comentários.


Vista Geral:


Um promenor:




Uma Vallisneria:




A água ainda anda um bocado para o amarelado devido ao tronco que larga esta coloração, mas com o tempo vai passar. Tenho feito TPA's de 2 em 2 dias de 5 litros.

Esta semana vou arranjar uma Corydora para me ajudar a realizar o ciclo do azoto. Estou ansioso de lá meter um casal de Ramirezi's.

(Também já estou a magicar um aquário de 1 metro cá para casa. É outro andamento ... :-))

Vou dando notícias.
NM

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Olá a todos,
Conforme tinha dito ontem, hoje fiz a operação de tirar toda a água que tinha no aquário e voltar a encher novamente, mas desta vez já com algum material. Para isso já temos areão novo, mais fino, que vou colocar por cima do outro e deixar o mais grosso por debaixo (assim serve também para as raizes das plantas se poderem alojar melhor), um tronco de madeira tratada e algumas plantas que o Luis Alves me aconselhou a comprar (fizemos quase 50 km's para nos irmos perder numa loja no Pinhal Novo). Bem, ficam aqui as fotos de como correu a coisa.

Tirar a água toda do aquário e deixá-lo apenas com o areão que lá estava. Atenção que para realizar esta tarefa, temos que desligar tudo o que existe no aquário.

Depois de tirar algum do areão mais grosso, porque senão ficaria muito areão dentro do aquário. Coloquei o novo areão que tinha sido lavado previamente só para tirar o pó e alguma impureza:

Colocar o tronco e plantar as plantas. Segui as indicações que o Luis me tinha dado sobre a posição de colocação das plantas:


Depois foi começar a encher de água. Este processo tem que ser feito com alguma calma e paciência. Coloquei um alguidar com água e uma mangueira a servir de cifão para enchimento. Depois com um garrafão de 5 litros de água vou atestando o alguidar para nunca perder o funcionamento do cifão:


E temos o resultado final. A água está um pouco turva, mas é normal. Esperei cerca de 1 hora antes de ligar o filtro para que as poeiras maiores pudessem assentar no fundo. Amanhã já deve estar com a água totalmente transparente:


Está a ficar lindo!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O artista principal

É disto que estamos a falar ... este é o grande protagonista do blog:

Um pequeno aquário de 50 litros, com um bocado de areão, que já sei que é um bocado grosso, mas vamos também dar um jeito na coisa. Tem um filtro interior da Eheim 2010, que é um bocadinho pró grande para este aquário, mas assim já fica para vidros futuros. Depois temos mais um termostato que já nem sei a marca, mas que funciona. Ah, e um termómetro! 25-26 graus marca neste momento.

Está à 1 semana a trabalhar com o filtro equipado com 50% de esponja, e o resto com lã sintéctica e cerâmicas de alojamento de bactérias. O próximo passo segundo o meu mentor LMA é:

- Tirar a água toda! (epá, quem sou eu para contrariar o mestre)
- Colocar água nova da torneirinha e colocar lá dentro 5 gramas de peixe, carne ou ovo e esperar que apodreça e desapareça. Nem perguntei, até porque eu não sou assim tão básico. Isto vai criar bactérias naturalmente em vez de se utilizar produtos fabricado que custam fortunas em lojas da especialidade. Sei que vai durar um pouco mais o processo, mas resulta!

Este fim-de-semana vou efectuar essa tarefa. Vou dando novidades ... Até já.

Hoje é o primeiro dia ...

Bom Dia ... Hoje é o primeiro dia deste blog.
Nunca tive um blog. É hoje!
E a minha ideia é relatar aqui as minhas aventuras com a instalação, manutenção e algumas curiosidades de um pequeno aquário de 50 litros que tenho lá em casa.

O bichinho sempre cá esteve, e vamos ver se é agora que consigo ter, e como diz o título, um aquário de 50 litros com peixes ... VIVOS!

Sei que parece fácil e disparatado dizer isto, mas não é! Vou tentar colocar aqui todo o "setup" (aprendi isto no fórum da aquariofilia.net, o qual recomendo a todos visto ser um ponto de encontro e de troca de experiências que valem MESMO a pena) da montagem do aquário passo-a-passo.

Não posso deixar de fazer um grande, mas grande, agradecimento ao meu amigo Luis Alves, sócio e fundador da APC - Associação Portuguesa de Ciclideos, pois sem as suas preciosas dicas artesanais que me vai dando desde o primeiro dia, nada desde futuro sucesso terá qualquer resultado. (Luis, desculpa ser tão chato com perguntas básicas, mas quero mesmo aprender). Vamos colocar uns ciclideos dentro deste aquário e tentar que este aquário seja uma base de aprendizagem, apreciação da espécie e divertimento também, porque sem nos divertirmos nada disto vale a pena.

Bem ... a ideia é ir colocando uns textos, umas fotos, uns videos e o que mais calhar...

Espero que vão colocando os vossos comentários, assim como sugestões ou dúvidas (eu não devo saber responder, mas depois passo ao LMA).

Até já!